Jogo da Construção Coletiva de Moradia e Direito à Cidade

Compartilhe

Abrangência: Cidade

Classificação: Diversos

EVTEA - Estudo De Viabilidade Técnica, Econômica E Ambiental Para Habitação De Interesse Social E Mercado Popular

  • Vitrine

    Jogo participativo

    1 de 5

  • Vitrine

    Tabuleiro

    2 de 5

  • Vitrine

    Avatares

    3 de 5

  • Vitrine

    Guia de referência dos espaços internos e externos

    4 de 5

  • Vitrine

    Cartas de espaços

    5 de 5

Este jogo foi desenvolvido no âmbito da realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental Para Habitação de Interesse Social e Mercado Popular - EVTEA - com intuito de promover a participação popular nos debates projetuais, além da intenção de provocar a troca de ideias sobre formas de gestão coletiva dos habitacionais e definição de características de uso e ocupação, tais como a quantidade de pavimentos das edificações, a definição dos diferentes usos para o pavimento térreo das edificações e áreas livres dos habitacionais.

O jogo se organiza a partir de:

a)Um tabuleiro que simula a ocupação do terreno em lâminas que respeitam a melhor orientação em função da insolação e predominância dos ventos;

b)Um conjunto de cartas que se utiliza dos mesmos ícones do aplicativo PSIU, representando diferentes usos para o pavimento térreo das edificações;

c)Um conjunto de cartas que se utiliza dos mesmos ícones do aplicativo PSIU, representando diferentes usos para as áreas externas do térreo;

d)Um conjunto de cinco cartas representando as dimensões de sustentabilidade dos projetos;

e)Um conjunto de cartas de personagens que cada jogador, ou grupo de jogadores, representará no jogo;

f)Um caderno de referência com a descrição de cada uma das cartas;

g)Peças de madeira empilháveis representando os módulos de 50m2 nas cores laranja (para simular usos do térreo) e branca (simulando os módulos residenciais).

O processo se inicia com a definição dos personagens que cada jogador, ou grupo de jogadores, assumirá ao longo do jogo. Pretende-se com isso que sejam percebidas as diversas perspectivas para as escolhas dos componentes de projeto: da criança, da mulher, da pessoa idosa, com deficiência, etc. Dessa forma pode-se problematizar e debater sobre as diferentes formas de apreensão do espaço e elaborar coletivamente alternativas abrangentes e inclusivas.

Se, por um lado, esse exercício de discussão deve contemplar as subjetividades de cada personagem em jogo, quais os elementos de coletividade podem ser pensados partindo-se de cada uma das perspectivas?

O conjunto de potenciais debates e temas que o jogo traz fazem dele uma forma concreta de se trabalhar as estratégias levantadas para o EVTEA, considerando grande parte das dimensões utilizadas como referenciais das metodologias desenvolvidas ao longo de todo o processo de elaboração. Este jogo tem como premissa a utilização com as comunidades, não apenas no momento da execução de determinado habitacional, mas também como forma de se discutir direito à cidade e o compartilhamento das decisões acerca das formas de se viver e apreender o Recife.