O Município apresenta potencial de turismo regional, nacional e até internacional, alavancado pela reabertura do Grande Hotel do Barreiro. A mineração é a principal atividade econômica atual, representando a maior parcela dos recursos municipais.
Do ponto de vista do meio ambiente, destaca-se a escassez de recursos hídricos para consumo urbano e rural, e a falta de áreas vegetadas tanto para usufruto da população urbana, como praças e parques com infra-estrutura adequada, quanto para áreas de preservação de córregos e nascentes.
No uso do solo verifica-se uma grande quantidade de vazios urbanos, configurando uma situação que merece cuidado especial do poder público.
Observou-se ainda um alto índice de desemprego na cidade, dado que, embora seja uma questão social de âmbito nacional, tende a se ampliar se não houver ações para diminuir o problema.
O principal objetivo do Plano Diretor foi desenhar diretrizes e políticas estratégicas de curto, médio e longo prazos para orientar a ocupação do solo preservando a qualidade ambiental, melhorar as condições de vida da população e gerenciar os conflitos existentes, assim como melhorar as perspectivas econômicas locais, criando uma maior autonomia para o município em relação à atividade de mineração.